O banho em pessoas acamadas é um momento complicado para ambos, cuidador e paciente. Para o primeiro, a tarefa exige muito esforço físico, além de paciência e empatia para lidar com a situação. Para o segundo, por sua vez, o momento representa riscos de queda e constrangimento pela falta de autonomia.

Por isso, muitos cuidadores optam pela limpeza a seco, uma alternativa que não apresenta os mesmos benefícios do banho com água corrente. Desse modo, o banho no leito é a opção mais prática e segura, mas também deve ser feita da maneira correta para evitar a umidade na cama, que pode causar infecções e problemas respiratórios.

Pensando nessas dificuldades, a Confort desenvolveu seu módulo inflável para terapias e banho no leito. Acompanhe a leitura e entenda como nosso kit pode ajudar na rotina de cuidados e fornecer mais dignidade ao paciente.

Conheça o kit de Banho no Leito da Confort

O kit para banho no leito da Confort foi desenvolvido para oferecer mais praticidade e segurança para cuidadores e acamados. O produto consiste em uma banheira inflável que se encaixa sobre diferentes tipos de colchão, podendo ser utilizada tanto em hospitais como em domicílios.

Para garantir mais segurança, o módulo apresenta batentes laterais que eliminam as chances de quedas, reduzindo o esforço dos enfermeiros. A banheira inclui um canal para escoamento da água, o que permite que o banho seja feito sempre com água corrente.

Veja, a seguir, os benefícios do kit Banho no Leito da Confort para quem cuida e para quem recebe os cuidados, de acordo com depoimentos de nossos clientes.

Sobre Cuidar

Exercer cuidados é mais que uma responsabilidade, mas um ato de carinho, que visa a manutenção da qualidade de vida do paciente. No caso dos acamados, o banho no leito é fundamental para evitar escaras e para a higienização segura, além de proporcionar mais autonomia e bem-estar.

Com isso, o banho no leito se torna um momento mais agradável ao paciente, o que reduz os estresses e o esforço físico do cuidador. No caso de familiares, ver os efeitos do banho com água corrente e a satisfação do acamado, faz toda a diferença, como é possível ver no relato abaixo.

“Este relato começa em 1941, quando ainda não existia vacina para a poliomielite e meu pai, com um ano de idade, foi acometido pela doença, o que lhe tirou todos os movimentos da cintura para baixo, mas sem nunca ter afetado seu bom humor. Em 2017, com 77 anos, já cadeirante e ainda bem-humorado, meu pai passou metade do ano acamado devido a uma fratura no fêmur que, por ser cadeirante e ter idade avançada, não valia a pena operar, pois podíamos perder o bom-humor dele e isto não estava em questão. A partir de então, tínhamos uma equação a resolver: como cuidar de um idoso acamado, sem movimento nas pernas e com uma delas quebrada e dar banho de leito sem que a dor tirasse seu bom-humor.

Equaçãozinha difícil…, mas é aqui que mora o coração deste depoimento. O banho era o momento em que nós mais penávamos para conseguir fazer da melhor forma, mas ainda assim nunca sentimos que conseguimos, era sempre uma molhadeira, um desconforto e uma ameaça ao resiliente bom-humor. Quando conhecemos e experimentamos o Confort Banho, mudou a forma como encaramos o banho no leito. Agora temos um banho!

Pudemos jogar água na cabeça e literalmente enxaguar todo o corpo do meu pai. O bom-humor se transformou em alegria e satisfação e, ao vê-lo naquele estado, mesmo acamado, concluí que cuidar do próximo é muito mais cuidar de si mesmo do que qualquer outra coisa. O que eu posso aprender cuidando de alguém? O que eu posso ganhar cuidando de alguém?

Cuidar de alguém é uma experiência que exige total dedicação a você mesmo! Você está explorando aquilo que de melhor tem em si para oferecer ao outro e quando não é assim, como poderia responder à pergunta: que explicação você daria a si mesmo se não desse seu melhor em tudo o que faz? Obrigado Confort Banho, por transformar algo que parecia trabalhoso e até penoso em uma quebra de paradigma e em uma mudança de visão.”

Sobre ser cuidado

A hora do banho é um momento de desconforto e estresse para os acamados, mas é essencial para a saúde e melhora do quadro médico. Além do risco de queda, os pacientes ficam constrangidos com a falta de privacidade neste momento íntimo, fazendo do kit de banho no leito da Confort um grande aliado.

Neste sentido, as batentes laterais permitem que os pacientes tenham mais autonomia durante o banho no leito. Com a redução do risco de queda, os cuidadores podem dar espaço para que os acamados façam sua própria higienização, na medida do possível, o que faz toda a diferenla para os pacientes, como mostra o relato.

“No ano de 2020, aquele em que um vírus alterou toda a existência humana, descobri uma doença genética que mata em silêncio: a hipercolesterolemia familiar. Genética, mas não necessariamente hereditária, esta doença faz com que placas se formem nas artérias e, quando descobri, já estava com as coronárias comprometidas em 95%. As três.

Os médicos não entendiam como eu poderia estar com aquelas sequelas e ainda vivo, afinal era menos de 1% de chance de me manter com vida e o diagnóstico que, sim, me foi dito, era: você vai dormir e não vai acordar. Mas 1% é mais que suficiente, eu acordei e, na terceira vez em que fui parar na emergência do hospital, não havia mais como ter alta e voltar para casa.

A situação já estava além do possível. Foram quinze dias internado, sem poder sair da maca e uma cirurgia de peito aberto para a colocação de duas pontes no coração. Me racharam no meio, literalmente. A cirurgia ocorreu em uma sexta-feira, durou aproximadamente sete horas e eu acordei da anestesia no mesmo dia, obviamente já sem o tubo de respiração. Estava vivo e seguro! Durante a internação, antes da cirurgia, eu quase não poda me movimentar, dado o enorme risco de enfartar e apagar, por isso experimentei o banho de leito algumas vezes.

A despeito de toda dedicação das enfermeiras e suas auxiliares, o banho de leito era mais desconfortável que as três injeções diárias que eu tomava e não eram nada amistosas. O desconforto não é somente para o paciente, mas para as cuidadoras também. No dia seguinte da cirurgia, me foi oferecido o banho de leito ou o banho no chuveiro, com um corte de 20 cm no peito, a fratura do esterno e um corte de 17 cm no antebraço esquerdo, de onde tiraram a principal artéria – radial – para fazer a ponte.

Eu fui pro chuveiro! Não é fácil cuidar, não é fácil ser cuidado. Mas é possível facilitar, o que o Confort Banho faz ao permitir o banho de leito com enxágue, bom para quem cuida, maravilhoso para quem é cuidado. Talvez a gente precise pensar mais sobre como é bom estar vivo e poder tomar um bom banho.”

Como adquirir o seu kit banho no leito

Além dos benefícios do Confort Banho para a rotina de cuidados, o kit também oferece garantia de um ano para defeitos de fabricação. Para adquiri-lo, você precisa escolher entre um dos modelos disponíveis, o módulo para camas planas ou inclináveis, como as hospitalares.

A principal diferença entre as duas modalidades está na saída de água, que deve ser diferente para cada modelo. No caso dos leitos hospitalares, o canal de escoamento fica na extremidade inferior, enquanto nos modelos convencionais ele se encontra no centro da cama.

Para comprar seu Confort Banho, basta seguir os passos:

  1. acesse o site da Confort e acesse a guia “Produto” no meu superior;
  2. então, clique no botão “Adquirir o seu Confort Banho” e selecione um dos modelos de kit disponíveis;
  3. na página de pagamento, informe seu CEP e selecione “Continuar” para efetuar o pagamento por meio do PagSeguro;
  4. depois, seleciona a forma de pagamento de sua preferência e a forma de envio.

A Confort mantém você informado sobre o status do seu pedido por meio do e-mail ou do nosso site. Em caso de dúvidas, entre em contato via telefone (pelo número (11) 94309-0269) ou por e-mail.

Então, deseja adquirir seu kit e garantir mais praticidade durante o banho do paciente acamado? Acesse aqui e compre o seu.