Com o crescimento da população idosa no país, e com as demandas que eles necessitam nas tarefas diárias, aumentou o número de pessoas da família que se tornam cuidadores. O estudo “Cuidadores do Brasil”, liderado pelo Instituto Lado a Lado, mostra que seis em cada dez pessoas que exercem o papel de cuidador têm pelo menos 50 anos, e 90% tiveram que assumir essa atividade por ser parente próximo e não ter condições financeiras para contratar um profissional.   

As mulheres são maioria (83%) entre os cuidadores familiares, que tem que conciliar o cuidado com o ente querido mais velho, cuidar dos filhos, da casa, carreira entre outras tarefas do dia a dia. Cuidar de uma pessoa idosa ou acamadae desempenhar múltiplas tarefas é cansativo, por isso, é importante encontrar o seu ritmo e a melhor forma para desempenhar essas atividades. Cuidadores também precisam dar atenção a própria saúde física e mental.   

Conhecendo a realidade dessas pessoas e para terem qualidade de vida, o Confort Banho preparou algumas dicas:  

  • Fazer check up médico: é comum que cuidadores familiares se dediquem pouco ao autocuidado, enquanto acompanham de perto a rotina de um familiar doente. Procure se alimentar nos horários, beba bastante água e tome providencias assim que perceber que há algo errado com seu corpo.  
  • Momentos de distração: separe um tempo por semana para uma caminhada com um amigo, ou atividades que possam proporcionar momentos de distração e lazer. 
  • Ter acompanhamento psicológico: a sobrecarga emocional, as tarefas repetitivas, a exaustão, estão diretamente ligadas à depressão, ansiedade, esgotamento e estresse. Ter um acompanhamento psicológico profissional pode ajudar a superar os desafios do cuidar.   
  • Pedir e aceitar ajuda: às vezes precisamos dividir as responsabilidades e reconhecer os próprios limites, e aceitar ajuda também é um ato de amor com o familiar sob cuidados. Faça uma lista de ações que outras pessoas podem fazer para contribuir com os cuidados diários.   

Muitos cuidadores familiares por tentativa e erro descobrem que algumas dicas funcionam e outras não. Faça o melhor que puder e lembre-se de ter momentos de descanso e principalmente cuidar da sua saúde. Acompanhe a Confort Banho nas mídias sociais e visite sempre nosso blog https://confortbanho.com.br/blog/  para mais dicas e informações para cuidadores.