Cuidar de um idoso ou pessoa acamada em casa é uma responsabilidade desafiadora. Apesar de cada pessoa ter uma necessidade diferente, é preciso se atentar com possíveis quedas, horários dos medicamentos e estimular a participação social, pontos importantes para a saúde do enfermo. Com todas as tarefas diárias, é comum que cuidadores e familiares por uma simples distração cometam enganos que podem causar acidentes com o paciente. Por isso, o Confort Banho listou alguns enganos que devem ser evitados para o bem-estar do ente querido que necessita de cuidados no leito:
– Use celular moderadamente para prestar atenção total ao acamado e evitar incomodá-lo com barulho.
– É necessário que a pessoa no leito seja estimulada a fazer exercícios não só com o fisioterapeuta, mas também no dia a dia. Existem atividades que podem ser feitas diariamente para a pessoa se movimentar. Consulte o fisioterapeuta sobre como colocar em prática esses exercícios.
-A mastigação e degustação dos alimentos são disfuncionais em vários pacientes acamados e idosos, sendo preciso respeitar o tempo de a pessoa comer. A função do cuidador é garantir que o acamado se alimente bem e corretamente para evitar a desnutrição.
– Evite repassar notícias ruins, não se trata de isolar a pessoa acamada e sim de não estimular o pânico e a ansiedade.
– É importante saber os interesses da pessoa acamada, seja um hobby, ler ou assistir a um filme. Não insista com atividades sem antes saber as preferências da pessoa que você está cuidando.
– É muito importante ter cuidados com a higiene da pessoa acamada, mas levar a pessoa até o banheiro não é uma tarefa fácil. O Confort Banho foi criado para sanar essas dificuldades diárias, proporcionando o banho no leito sem o perigo de queda. Quer conhecer o Confort Banho clique no link https://confortbanho.com.br/
– Como o paciente passa grande parte do tempo no leito, o cuidador precisa prevenir o aparecimento de escaras na pessoa cuidada, que são lesões na pele provenientes da pressão que o corpo sofre contra a superfície. Para evitar que isso aconteça é importante mudar o acamado de posição a cada 3 horas, colocar travesseiros entre as pernas, e não esquecer de verificar se as orelhas estão dobradas quando a pessoa estiver de lado.
Quer saber mais dicas para pessoas acamadas terem melhor qualidade de vida, siga o Confort Banho pelo Facebook e no Instagram. Acompanhe também o nosso blog e fique por dentro de notícias importantes para o dia a dia de cuidadores.