Animais de estimação fazem bem a saúde, principalmente do idoso. Especialistas indicam que os pets podem diminuir a solidão, reduzir o estresse e motivar a prática de exercícios, beneficiando corpo e mente. Ao caminhar com seu pet pela vizinhança, os idosos podem socializar com pessoas conhecidas, e isso é ótimo para a saúde emocional e cognitiva. Muitos idosos gostam de contar histórias sobre seu bichinho, estimulando a comunicação com familiares, amigos e vizinhos.  

Ser responsável por um gato, cão, pássaro ou peixe no aquário, reduz o isolamento e estimula a afetividade.  A presença de um animal de estimação reflete no bem-estar tanto do idoso quanto do ambiente de suas casas. Os animais ajudam na autoestima, fazendo a pessoa se sentir mais útil, e muitos os consideram como seus melhores amigos. Às vezes, um cachorro ou um gato pode trazer o conforto que nem mesmo um humano pode oferecer. 

Os benefícios dos animais de estimação para pacientes idosos acamados 

Pessoas acamadas com Alzheimer ou outras demências, tem como um dos diagnósticos a alteração do humor, e a presença de um animal de estimação ajuda a quebrar a rotina do idoso. Alguns estudos da TAA- Terapia Assistida por Animais, mostram que 15 minutos de convivência diária com pets pode melhorar significativamente a saúde do paciente acamado. 

O contato de animais de estimação com pacientes acamados traz benefícios que estimulam a saúde emocional e física. Ao brincar com pets, as taxas de cortisol, hormônio do estresse, e os níveis de adrenalina, relacionada a pressão arterial, diminuem. Ocorre também a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar: endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina. 

Quando falamos de alguém mais velho é importante ver as limitações no processo de envelhecimento. A pele fica mais fina, ressecada e sensível a qualquer arranhão. O animal que tiver contato com o idoso deve ser vacinado, e é importante observar se a pessoa depois do convívio teve algum quadro alérgico.  Envelhecer com qualidade de vida é possível.