Os cuidados destinados a pessoas acamadas devem contemplar uma série de questões, como o afeto familiar e o acompanhamento profissional. Além disso, alguns itens são essenciais para garantir um ambiente mais confortável para o paciente e mais prático para os cuidadores.

Embora seja complexo e desgastante, o cuidado domiciliar é uma escolha da maioria das famílias, seja por questões financeiras ou afetivas. Afinal, muitas pessoas têm receio em deixar um ente querido vulnerável em uma clínica ou casa de repouso, preferindo acompanhar de perto o paciente.

As clínicas, por outro lado, contam com uma equipe multiprofissional e com uma estrutura mais adequada para as condições dessas pessoas. Contudo, também é possível adaptar o ambiente para acomodar melhor o acamado ao mesmo tempo que facilita a execução dos cuidados.

Para facilitar sua rotina de cuidadora e oferecer mais bem-estar aos pacientes, reunimos uma lista com 5 itens essenciais para o cuidado com o acamado. Acompanhe a leitura e confira.

Mesa de apoio ao leito

As mesas de apoio são bastante versáteis, além de serem importantes para incentivar a autonomia dos pacientes, quanto possível. Com elas, os pacientes acamados podem se alimentar sozinhos e desempenhar uma série de outras atividades.

Neste sentido, esses móveis podem ser usados em momentos de lazer, como para leituras ou apoio para notebook e tablets. Assim, eles têm mais controle do que fazem, se sentindo mais independentes enquanto estão acamados.

Além da versatilidade, essas mesas são super práticas, pois contam com ajuste de altura e inclinação. Com isso, os próprios pacientes podem regular a mesa conforme a utilização, desde que ainda tenham autonomia para isso.

Grade lateral / protetor de guarda lateral

As grades laterais são fundamentais para a segurança dos acamados, uma vez que estes podem cair durante ao se virar na cama. No entanto, estes itens são produzidos em materiais rígidos, que causam lesões nos pacientes por meio do contato. Por isso, os protetores de guarda lateral também são indispensáveis.

Geralmente, estes acessórios são revestidos em tecido impermeável e possuem material almofadado. Desse modo, eles garantem conforto ao mesmo tempo que tornam a limpeza mais prática, o que é essencial em um ambiente de cuidados.

Colchão caixa de ovos

Os pacientes acamados desenvolvem lesões na pele muito facilmente em decorrência do extenso tempo que passam deitados. Com isso, o tipo de colchão deve ser muito bem pensado para garantir conforto ao mesmo tempo que evita o surgimento de escaras e outras feridas.

Neste sentido, o colchão piramidal – também conhecido como caixa de ovo – é o mais indicado para preservar a saúde dos pacientes. Esses colchões são caracterizados por uma espuma que apresenta pontos que estimulam a circulação do sangue.

O material também proporciona alívio aos músculos e diminui a pressão na pele, diminuindo o atrito com o colchão. Essas características são essenciais para quem passa muito tempo deitado, pois oferece mais oxigenação às áreas suscetíveis ao aparecimento de feridas.

Almofadas protetoras para acomodar o corpo

Como já abordamos, um corpo imóvel está bastante suscetível ao desenvolvimento de lesões, mas o uso de almofadas protetoras é ideal para diminuir a pressão do corpo sob a pele. Após muito tempo em contato com uma superfície, a pele costuma ficar vermelha e surgem bolhas que logo evoluem para úlceras.

Essas feridas costumam aparecer na cabeça, ombros, ancas e outras zonas mais pressionadas contra o colchão. Assim, a utilização de almofadas é muito importante para diminuir a ocorrência dessas lesões, além de oferecer mais conforto aos pacientes. 

Confort Banho

O banho na pessoa acamada é um dos maiores desafios para um cuidador, especialmente para quem tem pouco tempo ou experiência para exercer a tarefa. Além do esforço físico, é necessário considerar a segurança do paciente durante todo o percurso até o banheiro.

Pensando nisso, a Confort Banho desenvolveu um módulo inflável para Banho no Leito que facilita muito o processo. O produto consiste em uma banheira inflável, utilizada sobre o leito, e uma bomba de ar, oferecendo um enchimento super prático e rápido.

No leito, o Confort Banho pode ser utilizado vazio para proteger o colchão, funcionando como uma cobertura. Após o enchimento, o produto se torna uma banheira super segura e confortável, proporcionando banho molhado no leito.

Então, deseja praticidade na rotina de cuidados? Acesse nosso site e adquira o seu Confort Banho.