Dentre as responsabilidades de um cuidador de acamados, o banho no leito é definitivamente uma das mais complicadas. Os profissionais devem lidar com uma série de questões para promover o bem-estar dos pacientes neste momento de vulnerabilidade.

Além de proporcionar segurança aos acamados, também é fundamental garantir que o leito permaneça seco, uma vez que infiltrações podem causar problemas sérios para a saúde dos pacientes. Isso, por sua vez, exige bastante esforço dos cuidadores e uma estrutura segura para higienização.

Conhecer os riscos, por sua vez, é essencial para encontrar medidas para evitá-los. Acompanhe a leitura e entenda como promover uma experiência mais agradável no momento do banho.

Os principais riscos do banho no leito

As pessoas acamadas estão mais sujeitas a infecções e, consequentemente, ao agravamento de sua condição. Assim, manter a higiene do paciente é fundamental para o bem-estar e para a melhora do quadro clínico.

Embora o banho seco contribua para a limpeza do corpo do paciente, somente a água é capaz de remover sujidades e o acúmulo de bactérias. Contudo, a locomoção do acamado até o banheiro pode ser muito insegura, além de exigir uma estrutura firme e confortável para sustentar o paciente durante o banho.

Desse modo, o banho no leito é a maneira mais prática e segura de higienizar os pacientes, mas é preciso atenção para evitar alguns problemas. Confira, a seguir, os principais riscos do banho no leito e como o Confort Banho pode ajudar na rotina de cuidados.

Risco de quedas

A hora do banho é um momento delicado para os acamados, que podem se sentir constrangidos devido à falta de autonomia e privacidade. Assim, muitas vezes, os cuidadores encontram dificuldades ao lidar com os pacientes, que ficam inquietos durante o banho.

Desse modo, os cuidadores devem ter muito cuidado com movimentos bruscos dos acamados para evitar quedas. Além disso, é muito importante contar com equipamentos de segurança, como grades auxiliares na cama, e solicitar ajuda sempre que precisar.

Umidade no leito

Embora seja essencial para a saúde dos acamados, o banho no leito também pode gerar problemas sérios aos pacientes quando mal administrados. Neste sentido, os cuidadores devem ter atenção a possíveis infiltrações e secar o leito sempre que houver derramamento de água.

A umidade no leito é extremamente perigosa para os acamados, uma vez que propicia o desenvolvimento de microorganismos prejudiciais à saúde. Com isso, os pacientes ficam mais sujeitos a problemas respiratórios e lesões na pele.

Lesões de trabalho

Além dos riscos que afetam os pacientes, os cuidadores também estão sujeitos a lesões de trabalho devido ao esforço físico de movimentar o acamado. Uma forma de evitar esse problema é por meio do incentivo à autonomia do paciente, o que ainda ajuda na autoestima dele.

Para isso, no entanto, é necessário contar com acessórios seguros para banho. Pensando nisso, a Confort desenvolveu um módulo inflável para banho no leito versátil e que se adapta a diferentes tipos de camas e situações.

Confort Banho: nossa solução para facilitar sua rotina

O módulo inflável para banho no leito da Confort consiste em uma espécie de banheira inflável que pode ser utilizada em diferentes tipos de camas, seja em clínicas e hospitais ou em residências. O produto deve ser colocado sobre a cama ainda vazio e ser inflado até se transformar em uma banheira.

Então, após o enchimento do módulo, o acamado pode receber um banho de corpo inteiro sem a preocupação com a umidade no leito. Após o banho e devidamente esvaziado e seco, ele pode ser mantido sobre o colchão, após o uso, como uma capa protetora, e lá fica pronto para o próximo uso.

Além de proporcionar a higienização completa, evitando escaras e infecções por microorganismos, o banho no leito da Confort pode ser utilizado em atividades terapêuticas, como a hidroterapia, por exemplo.

O Confort Banho é feito de material resistente e tem garantia de um ano contra defeitos de fabricação. Então, deseja adquirir seu kit e garantir mais praticidade durante o banho do paciente acamado? Acesse aqui e compre o seu.