Escolha uma Página

Tomar um banho após um dia de trabalho ou ao acordar pode ser o segredo para uma boa noite de sono ou para um dia mais agradável. Indispensável em dias frios, a água quente tem benefícios maiores do que aquecer o corpo – ela pode promover o bem-estar, de modo geral, e ajudar na melhora de alguns quadros médicos.

Pessoas acamadas costumam apresentar diversas complicações pela falta de movimento, que incluem problemas físicos e psicológicos. Desse modo, cuidar de pacientes nessa condição, seja qual for o diagnóstico, significa reduzir essas consequências. Neste sentido, o banho quente é fundamental! Acompanhe a leitura e confira como ele pode garantir mais conforto e bem-estar na vida do acamado.

Benefícios do banho quente para pacientes acamados

Em primeiro lugar, é importante entender a quais complicações de saúde as pessoas acamadas estão sujeitas. O corpo humano, certamente, se desenvolveu para estar em movimento. Com efeito, todos os nossos sistemas e órgãos internos dependem da mobilidade para desempenhar bem suas funções.

Assim, pacientes acamados, em geral, costumam desenvolver diversos problemas circulatórios, respiratórios, dermatológicos e psicológicos. O banho quente, entretanto, é uma das ações que podem ajudar a aliviar alguns desses problemas. O Kit Confort Banho proporciona um banho no leito, com água, na temperatura ideal para o paciente. Confira os benefícios que ele apresenta.

Relaxamento dos músculos

Você já deve ter notado o relaxamento que um banho quente promove ao corpo após a prática de exercícios físicos. Ele também é essencial para pacientes acamados, pois a ausência de movimentos, a longo prazo, resulta no enrijecimento das articulações – o que provoca dores e dificulta os cuidados. A água quente proporciona relaxamento aos músculos, permitindo que o corpo descanse. Além disso, quando o paciente acamado já apresenta lesões na pele, o banho aquecido melhora a circulação sanguínea no local, o que diminui dores e reduz as chances de agravamento desses machucados.

Melhora o sono

Uma boa noite de sono é fundamental para o funcionamento físico e mental do corpo. A falta de mobilidade, no entanto, pode atrapalhar o sono, uma vez que o corpo de um acamado é mais rígido, o que provoca certo desconforto. Com efeito, é bastante comum que esses pacientes tenham sono leve e descontínuos, o que gera insônia e ansiedade. Esses dois problemas são extremamente danosos, especialmente para quem já tem a saúde comprometida. Por isso, uma boa dica é dar um banho quente no paciente acamado alguns minutos antes de dormir. Como já foi dito aqui, a água aquecida ajuda o corpo a relaxar, o que pode melhorar a qualidade do sono.

Reduz problemas respiratórios

O sistema respiratório de pessoas acamadas também é fragilizado e, por isso, é suscetível a problemas como falta de oxigenação e a retenção de secreções pulmonares. Um dos maiores problemas de pacientes nessa condição é, inclusive, a pneumonia. Assim, promover ações que melhorem a respiração é essencial para garantir a saúde e o bem-estar do acamado. Uma das vantagens do banho quente é justamente essa, pois a temperatura elevada junto ao vapor abre as vias nasais e respiratórias. Sendo assim, os problemas de respiração, que já são comuns em pessoas acamadas, não são agravados.
Isso é muito importante, também, para garantir uma boa noite de sono, visto que esses pacientes costumam sentir falta de ar durante a noite.

Alivia sintomas da depressão

Um estudo da Universidade de Freiburg constatou que banhos quentes durante a tarde estão associados a um aumento moderado do humor. De acordo com os pesquisadores, isso ocorre porque o aquecimento do corpo ajuda a restaurar o ritmo circadiano, isto é, o período de cerca de 24 horas em que o ciclo biológico se baseia. Segundo a pesquisa, em apenas oito semanas de tratamento o humor dos pacientes já melhorara significativamente. A explicação para isso se relaciona à restauração do ritmo circadiano, pois quando desregulado ele afeta diversos órgãos, inclusive o cérebro, sendo uma das causas da depressão.

Ao aprimorar o ciclo biológico, portanto, os pesquisadores acreditam que ocorre também uma melhora do bem-estar. Isso pode resultar na melhora do humor, além de aliviar sintomas depressivos como a insônia e a ansiedade

Gostaram das dicas? O Kit Confort Banho é ideal para dar banhos quentes em pessoas acamadas com segurança e conforto. Acesse a página do produto e confira como ele pode garantir um momento confortável e relaxante aos pacientes – e sem que você faça muito esforço.