Escolha uma Página

O banho no leito é uma alternativa recomendada para aqueles pacientes com limitações físicas que não podem se locomover ou serem levados até o banheiro com um chuveiro. Este tipo de banho contribui para que o paciente se sinta limpo e confortável. Para facilitar esta tarefa para o cuidador domiciliar, pensamos em algumas dicas e cuidados que os profissionais de saúde recomendam:

9 dicas práticas para o melhor banho no leito

  1. Use uma esponja macia ou algodão envolvido em sabonete líquido. O algodão é descartável após cada uso e por isso é considerado mais higiênico. O sabonete líquido também é mais recomendado que o sabonete em barra, pois não carrega resíduos após cada uso.
  2. Dar um banho no leito envolve lavar e enxaguar o corpo inteiro, uma parte de cada vez, enquanto o paciente permanece na cama. Para garantir que a cama não se molhe, forre a cama com lençol impermeável ou com toalhas secas, ou use o kit de banho no leito da Confort Banho, feito de material inflável.
  3. Antes de começar o banho no leito, junte todos os materiais necessários para não ter que deixar o paciente desacompanhado em momento algum.
  4. O paciente acamado é mais suscetível a infecções e pneumonia, por isso, evite lavar os cabelos das pessoas acamadas todos os dias. Já existem produtos feitos para limpar o cabelo a seco, sem uso da água.
  5. Recomenda-se o uso de luvas descartáveis para a proteção de paciente e do responsável pelo banho, especialmente se um ou outro tiver feridas abertas.
  6. Tenha uma pilha de toalhas de banho e de rosto limpas à mãos. Em geral reserve três toalhas de banho e duas de rosto – no mínimo. É bom contar com algumas extras se derramar água ou se houver algum imprevisto.
  7. Ajuste a temperatura do quarto para evitar que o paciente sinta frio ou que fique exposto ao vento antes, durante, ou após o banho.
  8. Prefira usar óleo ao invés de pomadas, sempre que possível. A pomada deixa uma camada espessa e deve ser evitada principalmente na região próxima à uretra do paciente. O óleo (de girassol ou de amêndoas) pode ser usado delicadamente para remover restos de pomada da pele do paciente.
  9. Durante o banho, cuide da privacidade do paciente, usando lençóis e toalhas durante o processo para cobrir as partes do corpo do paciente que não precisam ficar expostas.

Conheça o nosso Kit de Banho

Com cuidado e carinho, pacientes acamados que precisam do banho no leito podem ter sua higiene garantida, maior conforto e mais bem estar.

Conheça o kit de banho no leito da Confort Banho e a nova maneira de banhar pacientes acamados, com água corrida e total segurança. Saiba mais aqui.

CONHEÇA MAIS SOBRE O KIT DE BANHO NO LEITO DA CONFORT BANHO