Escolha uma Página

Boas notícias em meio a pandemia! Todos sabemos que os desafios do auto cuidado e do cuidado com os idosos e acamados durante a pandemia precisaram ser redobrados. Com isso, novas estratégias do serviço público de saúde também tiveram de ser elaboradas. Neste contexto, o cuidado continuado de idosos durante a pandemia, realizado pelo Núcleo de Apoio à Saúde Família (Nasf) em três Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos, foi classificado como a melhor experiência da Região Sudeste durante a 1ª Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS, que aconteceu no final de 2020. Recentemente, a iniciativa foi publicada no site do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A necessidade de isolamento social imposta pela Covid-19, criou novos desafios para cuidadores, profissionais de saúde e familiares da população idosa. Isso levou o Nasf a desenvolver uma nova estratégia, de forma remota, para avaliar a condição de cada indivíduo, através de um estudo com o objetivo de entender a atual situação de saúde, traçar um plano de autocuidado, ofertar apoio da equipe e monitorar as condições crônicas dos idosos.

Fizeram parte do estudo 134 idosos, com idade média de 73 anos. A maioria (53%) foi classificada como saudável, o que levou a equipe a desenvolver uma série de estímulos para que mantenham bons hábitos. Para os pacientes considerados frágeis (10,4%) foram intensificados os planos de cuidado e para os classificados como pré-frágeis (37,3%) foram traçadas estratégias para que eles não perdessem mais autonomia. Os resultados positivos impressionaram, e levaram o Nasf a obter, merecidamente, o reconhecimento de seus pares.

Para mais informações, e ler a matéria original na íntegra, acesse este link.