Escolha uma Página

A qualidade do tratamento pós cirúrgico é essencial para a recuperação total do paciente.

Algumas recomendações para pacientes e seus familiares que podem aumentar sua segurança e, em especial, evitar a ocorrência de infecção pós-operatória são bem simples e fáceis de seguir, mesmo em casa, e envolvem principalmente o planejamento e a boa comunicação com médico e equipe.

Dicas e orientações essenciais pós-cirurgia para quem vai cuidar do paciente em casa

  1. Ainda no hospital, após a cirurgia, converse com o médico e equipe de enfermagem sobre orientações pós-alta. Faça anotações e pegue os telefones de contatos dos responsáveis que possam responder eventuais dúvidas ou que devam ser avisados se surgir uma urgência ou emergência.
  2. Fique atento a todos os sinais e comunique a equipe sobre qualquer ocorrência que gere preocupação ou dúvidas como: sangramento, vermelhidão ou dor no local operado, secreções, febre, dores, dificuldade na respiração, tonturas, vômitos ou quaisquer outras reações inesperadas.
  3. Mantenha o curativo da ferida cirúrgica limpo e seco, seguindo as orientações recebidas da equipe médica. Saiba como você pode minimizar riscos de infecções. Neste artigo damos algumas dicas de segurança para cuidar do paciente acamado em casa.
  4. Deixe anotado e em local acessível uma lista de tudo o que o paciente pode comer e beber, e se houver, as restrições de dieta, horários e quantidades (porções).
  5. Ajude o paciente a retomar a atividade normal, dentro que foi orientado pelo médico. Incentive-o e auxilie com o andar, tomar banho, levantar objetos pesados, dirigir, etc. Se necessário, alugue antecipadamente cadeira de rodas, andador, cadeira de banho e cama hospitalar.
  6. Tenha anotado a data e local para a remoção de pontos, e os procedimentos para a assepsia do local operado. Planeje o transporte adequado para este dia e conte com imprevistos, como trânsito e chuva.
  7. Na dúvida se está ocorrendo quaisquer efeitos colaterais potenciais dos medicamentos prescritos, entre em contato com o médico.

É recomendável que o paciente se envolva neste processo, sempre que possível, para que ele sinta-se com alguma autonomia. Quanto melhor ele se sentir, mais rápida será sua recuperação e mais cedo ele poderá retomar sua rotina normal.


Conheça o nosso Kit de Banho

Com cuidado e carinho, pacientes acamados que precisam do banho no leito podem ter sua higiene garantida, maior conforto e mais bem estar.

Conheça o kit de banho no leito da Confort Banho e a nova maneira de banhar pacientes acamados, com água corrida e total segurança. Saiba mais aqui.

CONHEÇA MAIS SOBRE O KIT DE BANHO NO LEITO DA CONFORT BANHO